GINÁSIO MUNCIPAL: 73 ANOS DE TRADIÇÃO E HISTÓRIA
- Eliete Carvalho
- 29 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Estamos em festa. O Ginásio Municipal completa 73 anos de tradição e história. O que muito orgulha e engrandece toda a comunidade escolar. Uma instituição de ensino que tem o reconhecimento dos pais, dos professores, dos funcionários e de toda sociedade palmarense. Quem por ele passa ou já passou nunca esquece. Ele está guardado não só na memória como também no coração das pessoas. Sua história e tradição são maiores do que qualquer conjuntura, pois se encontram na esperança, na paz, na igualdade de suas cores e símbolos que a população de Palmares aprendeu a respeitar e amar.
Podemos aqui expressar que escola não é apenas prédio. Ela é feita de sentimentos, de afeto, de reciprocidade e, como bem diz Paulo Freire, é feita de gente. O diretor é gente; o coordenador é gente; o professor é gente; o aluno é gente; cada funcionário é gente. Gente que preserva suas raízes, suas histórias e sua identidade. Gente que se respeita e que sonha com um mundo mais fraterno, justo e solidário. Gente capaz de intervir a favor da comunidade, da socialização dos saberes, da ciência, da cultura e da preservação do meio ambiente, defendendo, sobretudo, a vida. O Ginásio Municipal é assim: todinho feito de gente. “E, é claro, que em uma escola assim será fácil estudar, trabalhar, fazer amigos, educa-se e ser feliz”.
Desejamos que o Ginásio Municipal se projete para o futuro como uma escola pública de qualidade, democrática, participativa e que o ensino atenda aos desafios dos novos tempos, sejam eles: sociais, tecnológicos, ambientais e que promova a inclusão de forma plena. Que o Ginásio seja uma escola de meninos, de meninas, dos LGBT's, dos negros, dos deficientes, que, descobrem entre suas paredes – não importa aqui a sua cor – como é fundamental aprender, ler, interpretar e escrever o próprio caminho em busca de seus sonhos e de suas conquistas. Que o Ginásio continue transformando a vida das pessoas através da educação. Que contribua para que os sonhos de nossas crianças e adolescentes se concretizem, porque “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. E pessoas transformam o mundo”.
Uma escola que, de fato, seja de professores valorizados e comprometidos com a formação cultural, científica e cidadã das novas gerações; um patrimônio público onde seus funcionários e gestores se orgulham de colocar para funcionar todos os dias. Uma espécie de relógio que a cidade carrega no pulso de suas melhores energias históricas. Espécie de coração que Deus quer como símbolo de Palmares.
A sua memória, tradição e história não morrem nunca. Eternizam-se de geração a geração. Parabéns a todos que fazem parte dessa linda história, sempre promovendo uma educação pública de qualidade a todos os palmarenses.
Eliete Carvalho______Blog Letras & Livros - 2021
Comments